CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, é uma unidade de proteção social básica do SUAS: SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Tem como principal objetivo, prevenir situações de vulnerabilidades e riscos sociais. O trabalho acontece por meio do desenvolvimento de potencialidades dos sujeitos, pelo fortalecimento dos vínculos familiares/comunitários e pela ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

SERVIÇOS DO CRAS:

  1. Atualização e Inclusão no Cadastro Único
  2. Carteirinha do Idoso
  3. Passe Livre Intermunicipal
  4. Programa do Leite
  5. Orientações e encaminhamentos sobre outros benefícios socioassistenciais
  6. PAIF
  7. Serviço de Atendimento e Proteção Integral às Famílias.

PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os CRAS e tem como objetivo apoiar as famílias prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria de qualidade de vida.
Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade

Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos


O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é oferecido de forma complementar ao trabalho social dos CRAS com as famílias, realizado por meio do PAIF. O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) realiza atividades em grupos de acordo com a idade do usuário, podendo ser de lazer, esportes, culturais, informativas, dentre outras.
É uma forma coletiva e familiar de orientar e estimular o usuário na construção e reconstrução de sua história e suas vivências. O objetivo principal é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e também promover a troca de experiências entre os participantes.
O SCFV possui um caráter preventivo, defendendo e afirmando os direitos e desenvolvimento de capacidades dos usuários.